PROGRAMA

NO CURSO VOCÊ TERÁ A OPORTUNIDADE DE REALIZAR UM PROJETO DO COMEÇO AO FIM E APRENDER, NA PRÁTICA, COMO FAZER PARA IDENTIFICAR CLIENTES, ESTRUTURAR SESSÕES DE TRABALHO COLABORATIVAS E TESTAR SUAS IDEIAS DE MANEIRA EFICIENTE.

O curso é para você que está em busca de:

  • Aprender os principais conceitos do Design Thinking
  • Conhecer ferramentas na prática em cenários de projeto
  • Trabalhar em um projeto para criação de uma startup até o pitch
  • Ter aula com o autor do livro Design Thinking Brasil e diretor da Livework, a primeira consultoria de Design de Serviço do mundo
  • Ter acesso a cases e situações de projetos da Livework
  • Ampliar sua rede de contatos conectando-se a outros profissionais de diversas áreas do mercado
  • Receber consultoria em projetos da equipe da Livework
  • Ver como o Design Thinking é utilizado no mercado com exemplos reais de projetos com startups e grandes organizações no Brasil e no mundo

 

METODOLOGIA

Quase todas as aulas são divididas em 3 momentos:

A/ Trabalho no Projeto do Grupo: Os participantes realizam um projeto do começo ao fim do curso e a primeira parte da aula é exclusivamente dedicada a esse trabalho.

B/ Teoria: Todo encontro possui um momento de compartilhamento de teoria onde novos conceitos são apresentados junto com exemplos de projetos reais do professor. Neste momento a troca entre alunos também acontece e o conteúdo é debatido a medida que o grupo deseje.

C/ Ferramentas em Cenários Simulados: O último terço de cada aula é dedicado a trabalhos não relacionados ao projeto central do curso. Neste momento, os participantes entram em contato com novos cenários de projeto (desafios) e ferramentas direcionadas.

 

DESCRIÇÃO DOS ENCONTROS

#1 – Kick-Off e Inovação

Dedicamos a primeira aula para apresentar a estrutura geral do curso, explicar conceitos chave que serão úteis durante os encontros e dar início ao projeto em grupo que acontece durante todo o curso. Além disso, os conceitos básicos sobre inovação são compartilhados para mostrar como Design e Inovação caminham de mãos dadas. Para isso, após divididos em grupos e entregue o briefing, os participantes começam imediatamente a trabalhar em ferramentas de projeto.

#2 – Introdução ao Design Thinking

A primeira aula, mais teórica, conta com uma apresentação da evolução do Design Thinking e uma sensibilização quanto à sua relevância nos tempos atuais. Todos os principais conceitos sobre Design Thinking são abordados nessa aula que possui, ainda, uma apresentação de um case da Livework do começo ao fim.

#3 – Empatia

A verdadeira Inovação é aquela considerada relevante pelas pessoas por ela beneficiadas. Neste encontro os participantes aprendem para quê servem e como utilizar pesquisas etnográficas para encontrar oportunidades de negócio que tragam resultado para as organizações ao tornar a vida das pessoas melhor.

#4 – Colaboração

Os tempos mudaram e a maneira como as organizações trabalham também. Neste encontro abordamos a importância de  trabalhar de maneira colaborativa apresentando boas práticas para que isso aconteça. Além de mostrar como conduzir projetos que consigam envolver clientes e colaboradores no processo criativo, exploraremos tópicos como seleção de melhores ferramentas, estruturação de sessões em grupo e criação de ambientes que estimulem a criatividade para alavancar a inovação.

#5 – Experimentação

O mundo não vive de boas ideias mas sim de ideias boas que funcionam. Nesta disciplina serão apresentadas maneiras de dar forma e testar novos produtos e serviços antes que eles aconteçam. A ideia por trás desse encontro é mostrar a importância de falhar cedo para acertar antes.

#6 – Design de Serviço

O setor de serviços é responsável por mais de 2/3 de nossa economia. Assim como em produtos, o design também pode ser aplicado para planejar e construir serviços. Neste encontro os participantes aprenderão especificamente como estruturar um serviço que seja relevante e agradável para clientes e eficiente para a organização por trás dele.

#7 – Convidados Especiais

Toda edição conta com pelo menos um convidado especial que trabalhe com Design Thinking (ou alguma área relacionada) que compartilhará suas experiências no dia a dia de projetos de inovação. Entre os convidados de edições anteriores do curso estão profissionais como Carlos Ferreirinha (ex-presidente da LVMH), Lincoln Seragini (um dos principais designers de nossa história), Sean Hewens (IDEO.org), José Colluci (brasileiro há mais de 15 anos na IDEO em Boston), Rafael Vasconsellos e José Mello (responsáveis por implementar o Design Thinking no Banco Itaú) e muitos outros.

#8 – Apresentações do Projeto e Próximos Passos

Encontro dedicado ao projeto para formalização das soluçõese apresentações dos projetos das equipes, além de conversa sobre próximos passos e formalização de compromissos individuais dos participantes.

Anúncios